Noticias

CRISTAL ROCHA

26/09/2021

Manifestou a sua arte pela primeira vez em 2015, em versos de poesia nos slams, competições de poesia falada, na cidade de Porto Alegre no Rio Grande do Sul. No ano de 2017 foi campeã da etapa regional e representou o estado pela primeira vez no SLAM BR – Campeonato Nacional de Poesia Falada ao lado do amigo e poeta, Bruno Negrão em São Paulo. Em 2018 sua vivência nos slams abriu portas pra sua fala e sua arte ocuparem outros espaços.

https://www.youtube.com/watch?v=qJw_3bTnCfI

Participou de eventos em escolas, atividades e oficinas com jovens, palestras em universidades, rodas de conversas, aberturas de shows, espetáculos, intervenções poéticas e festivais. Lançou seu primeiro livro de poesias autorais intitulado ‘’Quando O Caso Escurece’’, e participou de outros projetos literários, como ‘’Poetas Vivos – Vida Longa á Resistência Vol. I’’, e antologia ‘’Querem Nos Calar: Poemas para serem lidos em voz alta’’, organizada por Mel Duarte contendo escritoras de todo país, com prefácio de Conceição Evaristo. No mesmo ano, além de suas apresentações, a artista se expressou através da atuação no projeto ''CUT IT OUT'' do Goethe Institut (https://vimeo.com/ 296365290), representando o Brasil pela Casa de Cinema de Porto Alegre onde cineastas de 20 países foram convidados para fazer um filme de 45 segundos sobre censura.

Participou das gravações do filme ‘’Aos Olhos de Ernesto’’ deste ano de 2020, também pela Casa de Cinema de Porto Alegre, recitando alguns versos seus no longa. Em 2019 atuou no clipe de ‘’Desatravessa’’ da banda Tagua Tagua com sua poesia ‘’Slam Chamego’’, videoclipe que ganhou premiação no ‘’Ciclope Latino: Prêmio Latino-americano de Craft’’ 2019, categoria ‘’Music Video Shortlist’’, dirigido por Otávio Machado. Seu mais recente trabalho na atuação, é com a personagem Kalliny na série ‘’O Complexo’’ da Verte Filmes, que será lançada. Em março de 2019 foi convidada a palestrar no TEDX Laçador 2019, sendo a palestrante mais nova da edição, apresentando seu projeto ‘’EterniZarte’’ que visa eternizar sua arte de diversas formas, inclusive na música. Em junho do mesmo ano, foi sua estreia no rap com seu primeiro single ‘’Rude Girl’’ produzido por MDN Beatz, falando sobre autoestima preta, o recorte racial do estado e a relação que isso tem com a cena atual do rap. O single criou ligações de identificação com outros artistas gaúchos, dando origem ao seu primeiro feat na faixa ‘’Donos Da Prata’’ com o rapper Zvnt.

Conquistou atenção de artistas relevantes do hip hop com o lançamento da música e do clipe de ''Ashley Banks'', música produzida por MDN Beatz, e clipe produzido pela Agência Denegrir. Sua trajetória de performances nos slams e intervenções poéticas prepararam um ótimo terreno para a artista se jogar nos palcos através agora da música. O single abriu portas para a artista conhecer Drik Barbosa e fazer abertura do seu show em Porto Alegre ao lado do DJ Faul. Foi uma das atrações no Palco Beat do RAP IN CENA na edição de 2020 do Planeta Atlântida. O hit ''Ashley Banks'', foi indicado como Melhor Clipe do Ano, e a rapper foi indicada a Artista Revelação 2019 pelos sites ‘’Genius’’ e ‘’Corre! Mídia’’. Foi uma das artistas convidadas no show de lançamento do álbum ''De Onde Eu Possa Alcançar O Céu Sem Deixar O Chão'' do rapper Zuzidilla.

Cristal alcançou a admiração e parceria de muitos artistas no cenário do rap, como Drik Barbosa, Zudizilla e Djonga, que convidou Cristal para fazer participação em uma de suas faixas no álbum ''Histórias da Minha Área'' produzido pelo Coyote Beatz, com a faixa ''Deus Dará''. O projeto do ''$incera'' também produzido por MDN Beatz, foi seu primeiro clipe independente, dirigido, roteirizado e editado por Cristal, MDN Beatz e Joana Souza. Incluindo seus singles ‘’Joia Rara’’ e o remix do rapper J.Cole da faixa de ‘’No Role Modelz’’, a rapper fez participações e colaborações com alguns artistas como no álbum do rapper gaúcho Dias, na faixa ‘’Olhos Que Me Condenam’’, ‘’Ouro no Dente’’ projeto do grande produtor Devasto Prod e sua participação no álbum ‘’Os últimos Filhos de Sião’’ do MC baiano Marcola Bituca.

Em junho de 2020, em comemoração ao seu aniversário de 18 anos, Cristal realizou uma Live solidária em seu canal no Youtube contando com homenagens de familiares, amigos e artistas que a rapper admira. Cristal e MDN Beatz produziram o seu primeiro EP, chamado ‘’Quartzo’’, com algumas parcerias e projetos visuais.

Clipes: https://www.youtube.com/watch?v=Vl1Err0apug