Noticias

LEO SOSA

15/11/2021

Nasceu em Montevidéu e cresceu em Artigas, no Uruguai. É artista independente e compositor das suas canções. A sua identidade tem base fronteiriça (com Brasil), com fortes raízes na capital uruguaia, assim como uma constante abertura para o mundo. Ultimamente tem se dedicado a estender pontes interculturais através da canção com a sua voz, violões, guitarra e seu tambor “piano” (típico do candombe uruguaio).

Em 2015 esteve à frente da produção artística e musical do projeto "E se essa rua fosse minha?" em que atuou como oficineiro junto à população em situação de rua para uma iniciativa da Secretaria de Saúde de Porto Alegre na luta contra a tunberculose. A sua principal produção de 2016, "Es ahora", reune a participação de artistas uruguaios e brasileiros de vertentes heterogéneas como o hip-hop, pop, jazz e rock, cujo resultado é uma canção experimental. Partindo de estruturas de texto e musicais caraterísticas do folclore latinoamericano "Es ahora" propõe um diálogo com linguagens musicais de culturas forâneas. Tem criado e co-produzido projetos, como "Baião de dos" junto a Diego M. Dourado, na procura de referências culturais entre Montevideo e São Luís do Maranhão. "Es ahorita" junto a Dj Duke Jay ao vivo com guitarra, voz, tocadiscos e computadores, recriando a atmosfera do disco "Es ahora". "Mi guitarra y yo", tributo a Jorge Drexler e Fito Páez. "Leo latino", uma proposta de resignificação de latinidade no Brasil. E "Candombe Alegre" que revelou em Porto Alegre um repertório tradicional uruguaio de standards do Candombe Canción. Em 2019 lançou o single "Mística Luna de enero" em base a um texto próprio com mais de vinte anos, escrito em Cabo Polônio, Rocha, Uruguai, com música do colega de "Radio Doble Chapa" (projeto de canções em português e espanhol), o portoalegrense Duda Fortuna.

Leo é o titular de Leososamusica Produções Musicais, uma empresa que atua nas áreas da arte, da cultura, da educação e de idiomas, além de produções audiovisuais. É a empresa proponente do projeto Misturados.

Mais informações: http://leososamusica.com/